Todos nós sabemos que a adolescência é uma fase muito complicada. São diversos os motivos que a fazem ser assim. Nós vamos falar um pouco sobre a adolescência, sim, mas o que queremos é mostrar que o apoio dos pais e o diálogo com o seu filho pode tornar os momentos de dificuldades mais tranquilos.
Aprender a conversar com o adolescente é o primeiro passo.
Sim. Aprender. O seu filho precisar reaprender a falar com você. Ele te contava tudo e agora não fala nada, não é? É isso, vamos reaprender juntos!
Uma fase de transição: Ora com desejos imaturos e buscando novamente a falta de responsabilidade de uma criança, ora com vontade de independência.
O conflito entre pais e filhos é natural e completamente aceitável, uma vez que as visões são diferentes para um mesmo assunto. E isso acontece entre adultos também!
Mas lembrem-se: Seu filho não é mais uma criança. Seu filho cresceu. E você precisa ter atitudes coerentes para isso.
Participar da vida do seu filho é extremamente necessário para entender todos os sentimentos que mexem e preocupam ele. Saber pontuar as aflições e anseios, sem julgar, e estar aberto para aceitar e aconselhar são dicas interessantes para evitar conflitos com o adolescente.
Dê a liberdade deixando o seu filho ciente das consequências
Com base na sua experiência de vida, mostre ao seu filho as consequências de certos atos e comportamentos e até mesmo dos pedidos que ele te faz.
Entender, aconselhar, aceitar, mas também deve-se buscar vocês devem buscar juntos o equilíbrio entre a permissividade e o agir de forma autoritária. Os pais e filhos precisam construir uma linha que faça-os entender que, muitas vezes, também é preciso ceder.
A Clínica Pediátrica Joseph El-Mann é especializada em atendimentos pediátricos e neonatologia. A clínica oferece serviços de consultas em consultório ou em residência, parto assistido, aplicação de vacinas, consultas internacionais e visitas hospitalares. A clínica é chefiada pelo doutor Joseph El-Mann, graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), no ano de 1991.