Mães voltam ao trabalho: Se você está grávida e planeja voltar ao trabalho, talvez esteja se perguntando a que mudanças as outras mães passam quando retornam da licença-maternidade. Você provavelmente sabe que precisa aprender sobre fraldas, mamadas e horário de sono, mas pode estar se perguntando como ficará a sua identidade e, mais ainda, como a sua vida mudará.
Para piorar a situação, tende a haver muita preocupação com as “mães que trabalham” que têm problemas de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Isso tem que ser a sua situação? Se você sempre foi orientada para a carreira e se preocupa muito com o seu trabalho, talvez queira ter uma ideia melhor sobre as mudanças – e o que não acontece – depois que seu bebê chegar.
Embora todas as mulheres e mães sejam diferentes, aqui estão as 5 principais coisas que mudam para mulheres que voltam ao trabalho depois dos primeiros bebês.
1. Você passará por um período de ajuste.
Se tiver momentos em que se sentir sobrecarregada pela nova experiência, saiba que você não está sozinha. É perfeitamente normal! Quando você acrescenta algo tão grande quanto um bebê à sua vida já plena, naturalmente passará por um período de adaptação.
Na frente física, seu corpo passou por algo que drena a energia e exige, e se você for como a maioria das novas mães que deram à luz recentemente, você se sentirá cansada e experimentará mudanças físicas e hormonais.
Todas essas mudanças significam que, se você retornar ao trabalho logo após o parto (ou mesmo semanas ou meses depois) estará navegando nessas experiências ao mesmo tempo em que as tensões habituais da política do escritório, prazos do cliente e marcos do projeto de reunião.
Dito isso, esse período de ajuste é finito. Milhões de mães voltaram ao trabalho e são boas mães que acabaram descobrindo algo que funciona para elas, seus empregos e suas famílias. Então, tenha certeza de que, se as coisas ficarem difíceis no começo, elas ficarão mais fáceis também.
2. Você terá novos sentimentos de conflito.
“Mãe culpa” é real. Dificilmente os novos pais dizem que é fácil voltar ao trabalho, particularmente no primeiro dia. Às vezes, esse sentimento persiste e é mais doloroso do que você poderia esperar. É muito normal e você deve ser gentil consigo mesma durante este período.
Saber que a intensidade desses sentimentos geralmente desaparece com o tempo pode não facilitar, no momento, mas fingir que isso não acontecerá também não é particularmente útil. Encontre um grupo de apoio no trabalho – talvez seja outra colega em quem você confia, procure manter bom relacionamento com a creche ou babá do seu filho ou até mesmo tente negociar um período de ajuste ao voltar ao trabalho.
Em última análise, você ficará melhor em administrar seus sentimentos à medida que se acostumar com sua nova vida e com os múltiplos papéis que desempenha. Você pode se surpreender, mas as coisas evoluem a tal ponto que muitas mulheres chegam a um lugar onde elas realmente gostam de tirar tempo de seus filhos no trabalho. Esse dia ainda pode parecer distante, mas asseguramos que isso pode acontecer em algum momento!
3. Você pode ser julgada e tratada de maneira diferente no trabalho.
Os melhores cenários são aqueles em que empresas e empregadores fornecem um ambiente favorável. Normalmente, isso significa não pré-julgá-la por ser uma mãe na forma de dar a você menos trabalho desafiador, menos responsabilidades de promoção e trabalho ou supor que você quer um cronograma mais leve. Se você tiver a sorte de trabalhar para uma empresa onde muitas mães retornaram com sucesso ao trabalho, você terá modelos ao seu redor que podem tranquilizá-la de que tudo parecerá mais fácil a cada semana e mês que passa.
No entanto, algumas de nós podem não ser tão afortunadas. Se você acredita que pode resolver a questão do preconceito e corrigi-la com uma conversa, tente discutir o problema com seu gerente ou com o RH.
No entanto, às vezes, você simplesmente tem que ir a outro lugar para ser tratada da maneira que você merece. Você pode ter que começar a procurar outro emprego. Tenha certeza de que existem muitas empresas que valorizam você, onde as mulheres se sentem satisfeitas com seu trabalho e recomendariam a outras pessoas.
4. Você pode sentir que precisa provar ainda mais.
Você pode se sentir pré-julgada ou simplesmente se preocupar que isso aconteça, então muitas mães pela primeira vez tentam entregar mais e trabalhar ainda mais do que antes. Cada situação é diferente, mas lembre-se de que sua reputação geral e bom trabalho falam por si e todos têm direito a um dia ruim ou a uma semana ruim.
Lembre-se de que há muitos outros problemas que afetam o desempenho dos funcionários, onde ninguém necessariamente espera que alguém o “compense” (pelo menos imediatamente). Doenças familiares, divórcios ou até mesmo outra desordem na vida podem afetar temporariamente o desempenho do funcionário.
Embora seja uma decisão pessoal e perfeitamente aceitável se você sentir que precisa melhorar seu desempenho no trabalho, mas não ”se mate” durante um período que já é estressante. Seja confiante em qual valor você acrescenta e se você quer demonstrar seu comprometimento, certifique-se de que está sendo notada – não coloque apenas horas extras e assuma que outras pessoas estarão prestando atenção ao seu sacrifício!
5. Você se tornará mais consciente do seu gerenciamento de tempo e tempo.
Este é outro clichê que tende a ser verdade. Você pode pensar que já é bastante produtivo, mas espere até se tornar mãe! As mães que trabalham são notoriamente eficientes quando percebem que não podem simplesmente prolongar o dia se não tiverem terminado um projeto no momento em que tiverem que pegar as crianças na creche ou aliviar suas babás.
Os prazos têm uma maneira de concentrar nossa energia e tempo. Se você é como muitas outras mães, você se surpreenderá com essas novas habilidades. Não necessariamente tem que ser mais estressante, porque você também irá adquirir novas habilidades de delegação, priorização e gerenciamento de tempo.
Você não está errada em suspeitar que sua visão de mundo vá mudar quando você voltar ao trabalho como uma nova mãe. No entanto, certamente está longe de todas as más notícias! A vida não será a mesma, mas isso não significa que tudo tem que ser mais difícil ou estressante (por muito tempo).
Chefiada pela doutor Joseph El-mann, graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), a clínica especializada em pediatria e neonatologia, Joseph El-mann, oferece diversos serviços ligados à pediatria e neonatologia. Entre em contato e agende sua consulta.