Ao ter um bebê, os pais não gostam nem de imaginar que seu filho precise ficar na unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN). Mas existem várias razões pelas quais bebês prematuros e a termos são admitidos na UTIN.
Razões pelas quais seu bebê pode precisar ir para a UTIN
Prematuridade. Bebês nascidos precocemente (menos de 37 semanas completas) é o motivo mais comum para a internação na UTIN. Bebês prematuros não estão desenvolvidos física e mentalmente e são incapazes de fazer a transição para o ambiente externo, assim como para bebês nascidos a termo. Eles não podem controlar a temperatura corporal e muitas vezes têm perda de peso excessiva e sinais vitais instáveis, que afetam o resultado neurológico em longo prazo. Esses bebês precisam permanecer em um ambiente fechado e controlado, conhecido como isolete ou incubadora, que fornece calor para manter uma temperatura corporal constante e imita o ambiente uterino. Alimentos calóricos são dados a esses pacientes delicados, junto com hidratação e outras terapias baseadas em evidências.
Síndrome do Desconforto Respiratório (SDRA). A Síndrome do Desconforto Respiratório é o problema respiratório mais comum em crianças devido a pulmões imaturos. Casos leves podem ser tratados usando uma máquina que empurra oxigênio para o bebê através de uma máscara. Casos graves são tratados com um tubo de respiração, bem como colocar o bebê em um ventilador.
Sepse ou infecção. Sepse ou infecção é o motivo mais comum para a morte neonatal e desfechos ruins. Infecções são mais comuns em bebês prematuros quando comparados a bebês a termo. Quanto mais prematuro um bebê nasce, maior a probabilidade de o bebê ter uma infecção, já que o sistema imunológico não pode combatê-la. Os antibióticos podem ser usados por um determinado período de tempo, com base em sinais de infecção e valores laboratoriais.
Hipoglicemia. A hipoglicemia, ou baixo nível de açúcar no sangue, é geralmente observada em bebês prematuros, bebês nascidos de uma mãe com diabetes gestacional ou bebês que têm uma infecção.
Depressão perinatal. O parto traumático, ou problemas durante o parto, pode levar à diminuição do fluxo sanguíneo e oxigênio para o bebê. Os médicos tratam bebês nascidos com depressão perinatal com resfriamento corporal total, um método para diminuir a lesão cerebral do bebê, devido à diminuição do fluxo sanguíneo.
Corioamnionite materna. Um dos motivos pelos quais um bebê pode ser enviado para a UTIN na verdade envolve a saúde da mãe. A corioamnionite materna é uma infecção e inflamação da placenta e / ou do cordão umbilical, antes ou durante o parto, e isso coloca o bebê em um risco muito alto de infecção. A mãe costuma ter febre, com aumento da frequência cardíaca e da sensibilidade uterina. O bebê é imediatamente admitido na UTIN após o nascimento e inicia-se o uso de antibióticos por pelo menos 48 horas antes de receber alta.
Critérios para determinar se o bebê precisa de cuidados com a UTIN
Após o nascimento, o pediatra avalia o bebê para garantir que sua temperatura, freqüência cardíaca, respiração e cor estejam dentro dos limites normais. Em bebês nascidos de mães que têm fatores de risco na gravidez, como diabetes, pressão alta ou histórico de uso de drogas, são necessários testes adicionais.
É difícil prever a duração média da internação na UTI, pois depende de uma infinidade de fatores. A regra geral é que se um bebê estiver estável – não precisando de oxigênio, ingerindo todos os alimentos por via oral e de forma estável – por 48 horas, ele recebe alta, mas deve continuar com acompanhamento rigoroso.
Mesmo que o trabalho de parto ocorra bem, há circunstâncias em que os bebês podem ser levados à UTIN logo após deixar o hospital.
Bebês nascidos sem complicações geralmente voltam para casa em 48 a 72 horas. Geralmente, os motivos mais comuns para a readmissão depois de ir para casa são infecção / sepse de início tardio, icterícia e baixo ganho de peso. Existem certas condições cardíacas que também se apresentam após três dias de vida, que precisam de internação na UTIN.
Se você se encontra na UTIN com seu filho, você precisar saber que não está sozinho.
Ter um filho na UTIN é muito estressante para os pais devido à incerteza, preocupação e estresse sobre o bem-estar da criança. O Dr. Joseph El-Mann realiza todo esse acompanhamento, fazendo o que está ao alcance para aliviar os medos e tornar a jornada dos pais o mais tranquila possível.
Chefiada pela doutor Joseph El-mann, graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), a clínica especializada em pediatria e neonatologia, Joseph El-mann, oferece diversos serviços ligados à pediatria e neonatologia. Entre em contato e agende sua consulta.