O que é Terçol?
Terçol
Terçol ou Hordéolo externo é uma infecção em uma das glândulas localizadas na margem palpebral, junto aos cílios, chamada Glândula de Zeiss.
Quando infectadas, estas glândulas localizadas nas pálpebras superiores e inferiores ficam inchadas e doloridas. Inicialmente o terçol é pequeno, mas pode transformar-se em uma ferida avermelhada e bastante dolorosa. Em seguida, o terçol inicial se torna um ponto amarelo de pus, podendo drenar espontaneamente.
Importante! Jamais fure ou esprema o terçol.
Como saber se estou com terçol?
A sensação é de um corpo estranho ou areia no olho afetado, que fica muito sensível.
O paciente pode notar um nódulo na porção interna ou externa da pálpebra, que fica inchada, avermelhada e quente.
É fácil diferenciar a conjuntivite do terçol: No primeiro, a pessoa fica com o olho inteiro vermelho, enquanto no segundo observa-se um inchaço na pálpebra, com uma elevação localizada.
O que causa a elevação?
O terçol é a inflamação das glândulas responsáveis pela secreção sebácea, localizadas nas pálpebras. O terçol surge quando essa secreção não é eliminada.
Como existem milhares de glândulas, o terçol pode aparecer em vários locais do olho
Existem vários tipos de terçol?
O nódulo pode ser externo ou interno (proveniente de glândulas sebáceas na parte interna das pálpebras) e a doença pode ter diversas fases.
Na fase em que está inflamado, o terçol é chamado de hordéolo e pode evoluir de três maneiras: ou vem e desaparece, ou a bolinha estoura eliminando uma secreção amarelada, ou os sinais inflamatórios desaparecem e a glândula continua obstruída, mas indolor.
A doença pode evoluir para casos mais graves?
Não é comum os hordéolos evoluírem para celulites orbitárias, que são quadros graves e necessitam de antibióticos sistêmicos.
Tratamento
O tratamento do terçol é feito com aplicação local de calor úmido e de colírios ou pomadas com antibióticos, caso haja necessidade. O quadro costuma durar poucos dias e normalmente desaparece sozinho.
Na maioria dos casos de terçol em crianças, não há necessidade de mantê-la em casa ou alterar as atividades rotineiras, inclusive as que incluem piscina. No caso de adultos, não há necessidade de interromper os afazeres cotidianos.
Recomenda-se apenas que o paciente faça compressas com água filtrada morna ou soro fisiológico várias vezes ao dia. Isto é feito para que a secreção seja drenada espontaneamente. Caso não ocorra de forma natural, o oftalmologista pode drenar artificialmente com material apropriado, sob anestesia tópica.
Fuja do mito de que a compressa deve ser feita com água boricada, pois ela pode causar alergia. Também não utilize colírios sem orientação médica.
O terçol é contagioso?
O terçol é causado por uma bactéria chamada Estafilococos. Como todos nós possuímos esta bactéria vivendo normalmente em nosso corpo, podemos desenvolver o terçol sem ser uma contaminação externa.
Caso você esteja com terçol e não deseja “contaminar” os olhos de outras pessoas, mantenha seus olhos e mãos limpas e não divida fronhas, lençóis, travesseiros e toalhas com outras pessoas.
Como todos nós temos esta bactéria no corpo, este tipo de contaminação não é comum.
Existe alguma maneira de prevenir?
O terçol ocorre mais frequentemente em pessoas com algum tipo de disfunção das glândulas, como acne recorrente. Nesses casos, a única maneira de prevenir é tratando a doença de base ou higienizando as pálpebras com produtos adequados.
A clínica pediátrica Joseph El-mann é especializada em atendimentos pediátricos e neonatologia. A clínica oferece serviços de consultas em consultório ou em residência, parto assistido, aplicação de vacinas, consultas internacionais e visitas hospitalares. A clínica é chefiada pelo doutor Joseph El-mann, graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), no ano de 1991.