Usando reforço positivo para mudar o comportamento das crianças
O mais importante a ser lembrado ao usar o reforço positivo para mudar o comportamento é lembrar a última vez que tentamos mudar um de nossos hábitos. Simplesmente leva tempo, paciência e perseverança.
Frequência e Consistência
Ao usar o reforço positivo para mudar o comportamento imediato, a frequência e a consistência são muito importantes. Quando uma criança está aprendendo uma nova habilidade, fornecer reforço imediatamente e muitas vezes as mantém motivadas e comprometidas. Aqui é onde as programações de reforço são úteis.
- O cronograma contínuo de reforços introduzidos de forma consistente após cada ocorrência do comportamento desejado, embora não seja fácil de manter, representa o condicionamento operante da maneira mais intensa e eficaz.
- Os reforços também podem ser dados em uma proporção fixa após um número específico de ocorrências ou intervalo fixo após um período de tempo acordado.
- Finalmente, horários variáveis podem ser introduzidos quando, onde oferecemos recompensas com menos frequência à medida que o tempo passa, a fim de evitar a dependência de recompensas em favor da promoção da motivação interna para realizar o comportamento desejado.
Se estamos tentando extinguir recompensas, queremos esperar antes de recompensar, diminuindo gradualmente a frequência ou estendendo a duração dos intervalos entre as introduções de reforços positivos para desconectar a tarefa da recompensa (Lynch, 2017).
O monitoramento do progresso também é crucial para que ajustes possam ser feitos com base na preferência da criança pelo tipo de recompensa. Solicitar as preferências da criança pode, por si só, aumentar a motivação, introduzindo uma escolha e, portanto, promovendo um senso de autonomia.
O monitoramento da saciedade pode ajudar a impedir que os reforçadores diminuam em potência. Aqui, podemos oferecer mais variedade trocando os sistemas de recompensa , ajustando as sessões de reforços de contínuas para intermitentes, especialmente após o estabelecimento do comportamento desejado.
Quais são as melhores recompensas?
O tipo de recompensa que fornecemos também é muito importante e depende do contexto, já que alguns deles, como reforços naturais, ocorrem naturalmente como consequência do comportamento da criança e podem não exigir nossa intervenção.
- Os reforçadores naturais em forma de boas notas ou um senso de autossatisfação por um trabalho bem-feito são mais eficazes, pois apoiam a autoestima, o senso de urgência e aumentam a motivação intrínseca.
- Reforçadores sociais, como reconhecimento ou aprovação de outros que podem ser expressos por meio de complementos, incentivos e elogios específicos, também são muito poderosos, pois comunicam aceitação e pertencimento.
- Os reforços de token que são oferecidos no lugar de recompensas tangíveis também podem ser eficazes para incentivar o progresso em direção às metas, pois podem ser usados imediatamente e são uma representação visual eficaz do esforço contínuo. Uma criança pode ganhar pontos ou acumular tokens que podem ser trocados por algo de valor para eles. Tokens são objetos como moedas, botões ou qualquer objeto que represente uma moeda de troca, que pode ser usado para resgatar a recompensa.
- Finalmente, recompensas tangíveis podem ser usadas para impulsionar a motivação, mas a satisfação no trabalho bem-feito deve ser enfatizada. Queremos usar recompensas para restaurar a motivação e não torná-las objeto de perseguição, para que as crianças não se tornem dependentes de recompensas.
Como tem sido usado o reforço positivo na sua casa?
A clínica pediátrica Joseph El-mann é especializada em atendimentos pediátricos e neonatologia. A clínica oferece serviços de consultas em consultório ou em residência, parto assistido, aplicação de vacinas, consultas internacionais e visitas hospitalares. A clínica é chefiada pelo doutor Joseph El-mann, graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), no ano de 1991.