Quando o assunto é coronavírus, podemos dizer que estamos preparados para lidar com as mais variadas situações.
Vale ressaltar que, apesar de declarado emergência de saúde internacional pela OMS, o coronavírus ainda não chegou ao Brasil – não há casos confirmados, e a época do ano não é a mais propícia para a propagação de doenças respiratórias. Em tese, o perigo maior está no Hemisfério Norte.
Quem ele é?
Pertence à família Coronaviridae, conhecida desde meados de 1960. A nova mutação do vírus surgiu em dezembro de 2019 e tem causado infecções respiratórias em humanos e animais em diversos países.
Como ele age?
A facilidade com que o vírus se espalha ainda não é conhecida, mas sua propagação é similar à da gripe e a transmissão se dá por:
– Secreções
– Espirro ou tosse
– Contato interpessoal ou com objetos e superfícies contaminadas
Como se manifesta?
Os sintomas são semelhantes aos de uma gripe comum, ou seja: Febre, tosse e dificuldade para respirar.
Importante: Se você estiver sentindo cansaço e falta de ar, além dos sintomas acima citados, vá ao hospital. Idosos, crianças e portadores de doenças crônicas requerem maior atenção.
Como combater?
Fugir do contágio não exige cuidados muito diferentes daqueles que você conhece:
– Higienize frequentemente as mãos
– Evite contato com pessoas gripadas ou resfriadas
– Em caso de sintomas, use máscaras
– Evite ambientes fechados e aglomerações
Não há motivo para alarde. Os cuidados básicos que devemos ter são os mesmos que devemos manter diariamente. Caso tenha algum sintoma, procure auxílio médico.
A clínica pediátrica Joseph El-mann é especializada em atendimentos pediátricos e neonatologia. A clínica oferece serviços de consultas em consultório ou em residência, parto assistido, aplicação de vacinas, consultas internacionais e visitas hospitalares. A clínica é chefiada pelo doutor Joseph El-mann, graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), no ano de 1991.