Diante da chegada de um bebê, muitas questões são expostas abruptamente. Por mais planejada e desejada que a criança seja a sua chegada provoca uma série de interrogações que podem assustar o coração dos pais. Como conciliar a vida que se teve até o momento com as necessidades e obrigações de cuidar de um novo ser?
Obviamente, na primeira fase, quando o bebê sai do conforto do útero para o mundo exterior e , portanto, necessita de mais cuidado, é preciso parar e dedicar-se integralmente a ele. Porém, os pais precisam voltar às suas atividades cotidianas, abrindo espaços na rotina da casa e, na medida do possível, adequando-se a nova realidade.
Um dos vilões dessa relação é o sentimento de culpa que muitos pais têm por não poderem agir de maneira idealizada, principalmente para as mães que trabalham fora, ou para os pais que precisam se ausentar em viagens a serviço, por exemplo. É preciso lembrar que tornar-se pai e mãe não faz de ninguém um super-herói. Somos todos seres humanos, numa relação de aprendizado.
Outro fator gerador de ansiedade é o julgamento de terceiros. Quem já não ouviu: “Tão pequenino e já fica tanto tempo na creche?” ou “Poxa, mas você o deixou para ir à manicure?” É nesse momento que se precisa ter a certeza de que o tempo também pode ser medido pelo carinho e afeto, cuidado e envolvimento com os filhos, e não pela quantidade de horas juntos.
É preciso lembrar que só se aprende a viver vivendo: errando e aprendendo. Não existe receita certa, mas autoconhecimento, confiança, sensibilidade, literatura específica sobre educação infantil e o contato com as experiências de outros pais são ingredientes importantes para dar segurança no rumo que se escolheu para a criação do seu filho.
A clínica Joseph El-mann é especialista em pediatria e neonatologia e oferece diversos serviços para o melhor atendimento. A clínica pediátrica está localizada na Av. das Américas, 3555, Rio de Janeiro.