Semana Mundial das Imunodeficiências Primárias: diagnóstico precoce pode salvar vidas
Quanto antes é feito o diagnóstico, maiores são as chances de um tratamento dirigido que aumente a qualidade e expectativa de vida do paciente. “Se a criança tem uma imunodeficiência primária, ela corre o risco de fazer infecções de repetições, possui predisposição para determinados tipos de cânceres e pode desenvolver doenças autoimunes ou autoinflamatórias. Em quadros mais graves, as infecções podem até levar à morte nos primeiros anos de vida”, ressalta a médica.
Tratamento
Varia de acordo com o tipo e a gravidade da doença. Cerca de 50% dos pacientes teriam de fazer a infusão periódica de imunoglobulina, que oferece anticorpos e protege de muitas infecções.
Sinais de alerta
Além dos profissionais de saúde, os pais também têm o papel fundamental para identificar a doença cedo. Por isso, é imprescindível a atenção para alguns sinais. Caso a criança ou adolescente apresente dois ou mais desses sinais, é importante que seja encaminhado para um médico imunologista:
- Quatro ou mais otites no último ano.
- Duas ou mais pneumonias no último ano.
- Estomatites de repetição ou sapinhos na boca por mais de dois meses.
- Abscessos de pele ou órgãos internos.
- Um episódio de infecção grave (meningite, infecção nos ossos, infecção generalizada).
- Infecções intestinais de repetição/diarreia crônica.
- Asma grave ou doença autoimune.
- Efeito adverso à BCG e/ou infecção por micobactéria.
- Infecções de difícil tratamento, que precisam de internamento para uso de antibióticos pela veia.
- História de imunodeficiência primária ou de infecções de repetição na família.
(Informações adaptadas de materiais da Fundação Jeffrey Modell, Cruz Vermelha Americana e Grupo Brasileiro de Imunodeficiências Primárias)
Agradecimento: Hospital Pequeno Príncipe
Chefiada pela doutor Joseph El-mann, graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), a clínica especializada em pediatria e neonatologia, Joseph El-mann, oferece diversos serviços ligados à pediatria e neonatologia. Entre em contato e agende sua consulta.