Hidrocele é o nome dado à presença de líquido dentro do escroto, que popularmente é chamado de “saco”. Esse excesso de líquido pode envolver somente um ou os dois testículos.
Você sabia que cerca de 10% dos recém-nascidos apresentam Hidrocele?
Explicando a causa mais comum de Hidrocele:
No feto, os testículos ficam localizados numa região chamada retroperitônio, que fica atrás do peritônio. O peritônio é uma membrana que reveste as paredes do abdômen e órgãos digestivos. Conforme o feto cresce e se desenvolve, os testículos descem em direção ao saco escrotal levando boa parte das camadas de peritônio, que tem por finalidade lubrificar e facilitar a mobilidade dentro do escroto.
O caminho percorrido pelos testículos, do retroperitônio até o saco escrotal, tende a se fechar com o passar do tempo. Quando isso não ocorre, uma quantidade maior de líquido se acumula ao redor dos testículos. Isso é o que chamamos de Hidrocele.
A Hidrocele é mais comum nos recém-nascidos e costuma desaparecer, sem necessidade de tratamento, antes que o bebê dos 6 meses de vida.
Os pais percebem o problema devido ao aumento do saco escrotal, conforme figura abaixo:
Meu filho tem Hidrocele. E agora, o que podemos fazer?
Só há necessidade de cirurgia quando o inchaço não cessa espontaneamente ou há um aumento progressivo. Não existe urgência para a correção do problema, geralmente realizado por volta dos 18 meses de vida.
“A emergência nos casos de hidrocele dá-se quando há complicações, como a associação com uma hérnia inguinal, por exemplo. Nesse caso a cirurgia é realizada precocemente”.
Consulte o seu pediatra e esclareça todas as suas dúvidas.
A clínica pediátrica Joseph El-mann é especializada em atendimentos pediátricos e neonatologia. A clínica oferece serviços de consultas em consultório ou em residência, parto assistido, aplicação de vacinas, consultas internacionais e visitas hospitalares. A clínica é chefiada pelo doutor Joseph El-mann, graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), no ano de 1991.