O que é uma hérnia umbilical?

Hérnia Umbilical

O cordão umbilical conecta a mãe e seu feto enquanto no útero. Os cordões umbilicais dos bebês passam por uma pequena abertura entre os músculos da parede abdominal. Na maioria dos casos, o buraco fecha logo após o nascimento.

Uma hérnia umbilical ocorre quando as camadas da parede abdominal não se juntam completamente e o intestino ou outros tecidos de dentro da cavidade abdominal incham através do ponto fraco ao redor do umbigo. Cerca de 20% dos bebês nascem com hérnia umbilical. As hérnias umbilicais são geralmente indolores e não causam nenhum desconforto. Aproximadamente 90% das hérnias umbilicais acabarão fechando por conta própria.

O que causa hérnias umbilicais?

Como falamos anteriormente, uma hérnia umbilical ocorre quando a abertura no músculo abdominal que permite a passagem do cordão umbilical falha ao fechar completamente. As hérnias umbilicais são mais comuns em bebês, mas também podem ocorrer em adultos.
Bebês afro descendentes, prematuros e nascidos com baixo peso têm um risco ainda maior de desenvolver uma hérnia umbilical. Não há diferença na ocorrência entre meninos e meninas.

Uma hérnia umbilical em adultos geralmente ocorre quando muita pressão é exercida sobre uma seção fraca dos músculos abdominais. As causas potenciais incluem:
Estar acima do peso
Gestações freqüentes
Várias gestações (com gêmeos, trigêmeos etc.)
Excesso de líquido na cavidade abdominal
Cirurgia abdominal
Tosse pesada ou persistente

Quais são os sintomas de uma hérnia umbilical?

As hérnias umbilicais geralmente podem ser vistas quando o bebê está chorando, rindo ou se esforçando para usar o banheiro. O sintoma revelador é um inchaço ou protuberância perto da área umbilical. Esse sintoma pode não estar presente quando o bebê está relaxado. A maioria das hérnias umbilicais são indolores em crianças.
Os adultos também podem ter hérnias umbilicais. O principal sintoma é o mesmo – um inchaço ou protuberância perto da área do umbigo. No entanto, hérnias umbilicais podem causar desconforto e causar muita dor em adultos. O tratamento cirúrgico geralmente é necessário.

Os seguintes sintomas podem indicar uma situação mais grave que requer tratamento médico:
O bebê está com dor óbvia
O bebê de repente começa a vomitar
A protuberância (em crianças e adultos) é muito sensível, inchada ou descolorida

Como os médicos diagnosticam hérnias umbilicais?

O médico fará um exame físico para determinar se um bebê ou adulto tem uma hérnia umbilical. Ele verificará se a hérnia pode ser empurrada de volta para a cavidade abdominal (redutível) ou se está presa em seu lugar (encarcerada). Uma hérnia encarcerada é uma complicação potencialmente séria porque a parte retida do conteúdo da hérnia pode ficar privada de um suprimento de sangue (estrangulado). Isso pode causar danos permanentes aos tecidos.

Amostra da Hérnia Umbilical

O médico pode solicitar uma radiografia ou uma ultrassonografia na área abdominal para garantir que não haja complicações, mas também pode solicitar exames de sangue para procurar infecção ou isquemia, especialmente se o intestino estiver preso ou estrangulado.

Existem complicações associadas a hérnias umbilicais?

Complicações de hérnias umbilicais raramente ocorrem em crianças. No entanto, complicações adicionais podem ocorrer em crianças e adultos se o cordão umbilical estiver encarcerado.
Os intestinos que não podem ser empurrados de volta pela parede abdominal às vezes não recebem suprimento adequado de sangue. Isso pode causar dor e até matar o tecido, o que pode resultar em uma infecção perigosa ou até em morte.
As hérnias abdominais envolvendo um intestino estrangulado requerem cirurgia de emergência. Você deve entrar em contato com seu médico caso sinta algum dos sintomas abaixo.

Febre
Prisão de ventre
Dor abdominal intensa e sensibilidade
Náusea e vômito
Caroço inchado no abdômen
Vermelhidão ou outra descoloração

As hérnias umbilicais podem ser reparadas?

Em crianças pequenas, as hérnias umbilicais geralmente curam sem tratamento. Em adultos, a cirurgia geralmente é sugerida para garantir que não ocorram complicações. Antes de escolher a cirurgia, os médicos normalmente esperam até a hérnia:
Torna-se dolorosa
Maior que meia polegada de diâmetro
Quando não encolhe dentro de um ou dois anos
Não desaparece quando uma criança tem 3 ou 4 anos
Quando o intestino fica preso ou bloqueado

A cirurgia

A cirurgia durará cerca de uma hora. O cirurgião fará uma incisão perto do umbigo no local da protuberância. Então ele empurrará o tecido intestinal de volta através da parede abdominal. Nas crianças, é fechada a abertura com pontos. Nos adultos, muitas vezes reforçam a parede abdominal com malha ou tela antes de fechar com pontos.
Recuperando-se da cirurgia
Geralmente, a cirurgia é um procedimento rápido e o paciente tem alta no mesmo dia. As atividades para a próxima semana devem ser limitadas e você não deve voltar à escola ou trabalhar durante esse período. A fita cirúrgica colocada sobre a incisão deve cair sozinha. Caso contrário, aguarde para removê-la na consulta de revisão da cirurgia.

Riscos cirúrgicos

Complicações são raras, mas podem ocorrer. Fale com o seu médico se perceber os seguintes sintomas:
Infecção no local da ferida
Recorrência da hérnia
Dor de cabeça
Dormência nas pernas
Náusea / vômito
Febre

Qual é a perspectiva de longo prazo para hérnias umbilicais?

A maioria dos casos em bebês resolverá por conta própria aos 3 ou 4 anos de idade. Se você acha que seu bebê pode ter hérnia umbilical, fale com seu pediatra. Procure atendimento de emergência se o bebê parecer estar com dor ou o volume ficar muito inchado ou descolorido. Adultos com uma protuberância no abdômen também devem consultar um médico.

A cirurgia de reparo da hérnia é um procedimento bastante simples e comum. Embora todas as cirurgias apresentem riscos, a maioria das crianças consegue voltar para casa após uma cirurgia de hérnia umbilical em poucas horas. É improvável que a hérnia volte a ocorrer quando for adequadamente reduzida e fechada.

A clínica pediátrica Joseph El-mann é especializada em atendimentos pediátricos e neonatologia. A clínica oferece serviços de consultas em consultório ou em residência, parto assistido, aplicação de vacinas, consultas internacionais e visitas hospitalares. A clínica é chefiada pelo doutor Joseph El-mann, graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), no ano de 1991.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.

Muito Obrigado!
O link de acesso ao seu
e-Book já está no seu E-mail.