Filhos – Existe um número ideal deles? Quanto tempo devemos esperar para pensar em ter outro? Como vamos lidar com a chegada de um segundo bebê? Essas dúvidas são rotineiras na cabeça dos pais. Vamos tentar ajudar vocês a pensar em alguns pontos importantes para que o planejamento de ter mais filhos seja mais fácil.
A chegada de um bebê dá trabalho, gera incertezas, transforma a vida do casal. A reorganização familiar, as finanças, a vida social do casal acabam sendo peças-chave para a vontade e o plano dos pais de terem mais filhos. Tudo precisa ser repensado, inclusive a forma como o primogênito irá reagir e formas de lidar com isso.
Primeiro, a decisão precisa ser de comum acordo. Palpites na vida do casal e na quantidade de filhos que eles devem ter até são bem-vindos em determinadas situações, mas somente os pais são capazes de decidir isso. Deve-se considerar a condição que vocês dispõem para esse novo desafio. E não é só uma questão financeira, mas sim da estrutura familiar como um todo, o tempo que cada um terá disponível para a criação.
Um estudo feito pelo The New England Journal Of Medicine revelou que bebês concebidos com menos de seis meses de diferença em relação ao primeiro filho tem maior chance de nascerem prematuros ou abaixo do peso. Mas então, qual a hora certa para ter mais filhos? Alguns médicos sugerem que entre dois e três anos é o ideal, ainda que não haja nada cientificamente comprovado. A justificativa seria para que a mãe se recupere psicologicamente da primeira gestação, além de toda parte nutricional tão importante para uma gravidez saudável.
Seja qual for a escolha dos Pais, se terão um, dois ou mais filhos, o que importa é a qualidade do tempo e a atenção que será dada. Uma boa base familiar é capaz tanto de aguentar os desafios de ter apenas um filho, como serve de estrutura sólida para que deixemos o desejo de criar mais filhos aflorar e nos conduzir no momento certo.
A clínica pediátrica Joseph El-mann é especializada em atendimentos pediátricos e neonatologia. A clínica oferece serviços de consultas em consultório ou em residência, parto assistido, aplicação de vacinas, consultas internacionais e visitas hospitalares. A clínica é chefiada pelo doutor Joseph El-mann, graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), no ano de 1991.