Circuncisão ou Postectomia – Um assunto que gera dúvidas e até discórdia entre os responsáveis pela criança. Os pais possuem opiniões diferentes sobre a circuncisão, que podem ser baseadas em tradições médicas, religiosas, culturais e étnicas ou até mesmo em razões pessoais. Alguns pais escolhem realizar a circuncisão e outros pais não.
Pais indecisos devem conversar com o seu médico. Ele pode ajudar a explicar os benefícios e os riscos, e você poderá escolher o que for melhor e mais apropriado para seu filho.
Vamos começar falando sobre o que é a circuncisão.
Ao nascimento, os meninos possuem uma pele que recobre o final do pênis chamada prepúcio. Circuncisão é a remoção cirúrgica do prepúcio, deixando exposta a cabeça do pênis (glande), geralmente realizada por um médico-cirurgião, em ambiente hospitalar e com controle adequado da dor. O recém-nascido ou lactente jovem deve estar completamente saudável e seguro para ser circuncidado.
A circuncisão é dolorosa?
Sim. Entretanto, existem medicamentos efetivos e seguros que podem controlar e reduzir a dor do pós-operatório.
O que devo esperar para o meu filho após a circuncisão?
Após a cirurgia, a ponta do pênis (glande) pode parecer estar em carne viva ou de coloração amarelada. Caso esteja recoberta por atadura, ela deve ser trocada a cada troca de fraldas para se reduzir o risco de infecção. Você pode usar vaselina sólida ou outra pomada orientada pelo seu médico para que a atadura não fique grudada e cause dor ao ser retirada. Em outra técnica cirúrgica, um anel de plástico é utilizado e este geralmente cai de 5 a 8 dias. O pênis deve estar completamente curado em uma semana ou até dez dias após a cirurgia (postectomia).
Existem complicações ou problemas no pós-operatório?
Problemas após a cirurgia não são comuns. Faça contato caso você perceba alguma dessas alterações:
– Seu bebê não está urinando adequadamente em 6 a 8 horas após a cirurgia.
– Sangramento que não para no local onde o prepúcio foi removido.
– Se a vermelhidão na ponta do pênis se tornar pior 3 a 5 dias após a cirurgia.
– Saída de secreção amarelada por mais de uma semana. É normal sair secreção amarelada em volta da cabeça do pênis na primeira semana do pós-operatório.
Existem algumas razões para que os pais optem em escolher realizar a circuncisão. Veja algumas delas:
– Benefícios médicos. Estudos científicos demonstram que o beneficio supera o risco do procedimento.
– Redução significativa no risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis, incluindo Herpes Genital, Papilomavirus (HPV) e Sífilis.
– Redução da incidência de colo de útero na mulher.
– Redução do risco de Infecção do Trato Urinário (ITU). O menino circuncidado apresenta uma chance em mil de adquirir infecção urinária no primeiro ano de vida, já o menino não circuncidado apresenta uma chance em cem.
– Redução do risco de câncer de pênis.
– Prevenção de Balanopostite (infecção do prepúcio).
– Prevenção da Fimose que torna a retração do prepúcio impossível.
– Maior facilidade na higiene genital.
Razões sociais: Alguns pais optam por fazer a circuncisão porque a maioria dos homens na família é circuncidada e não deseja que o filho se sinta “diferente”.
Razões religiosas ou culturais: Algumas religiões como a Judaica e a Islâmica praticam a circuncisão por motivos religiosos.
Razões para que os pais optem em NÃO realizar a circuncisão.
– Acreditarem que a circuncisão deve ser uma escolha da criança.
– Acreditarem que este pedaço de pele nasceu ali, não está doente e portanto não se deve remover tecido normal.
– Medo dos riscos. Complicações não são comuns, mas podem ocorrer: Sangramento, infecção, o prepúcio ficar muito curto ou muito longo, má cicatrização, etc.
– Acreditarem que nascemos com o prepúcio para a proteção da glande.
– Acreditarem que a retirada do prepúcio possa alterar a sensação no ato sexual.
O que faço se decido não realizar a circuncisão?
Caso você opte por não realizar a circuncisão, converse com seu pediatra a melhor maneira de manter o pênis do seu bebê sempre limpo. Saiba que o prepúcio não retrai totalmente e não deve ser forçado. Conforme seu filho for crescendo, você pode ensiná-lo a manter o pênis limpo.
Após a cirurgia, volta às atividades normais da criança.
A criança poderá voltar a praticar as suas atividades normais dentro de poucos dias.
Durante seis semanas após a operação, a criança não deverá usar brinquedos em que tenha de ficar com as pernas abertas, como as bicicletas. Também não deverá fazer coisas que irritem a zona das virilhas.
A Academia Americana de Pediatria recomenda a circuncisão, no entanto, cabe aos pais determinar o que é melhor para o seu filho.
Gostou do artigo? Baixe aqui o e-book e tenha essas informações guardadas para te ajudar nessa difícil decisão.
Entre em contato com a Clínica Pediátrica Joseph El-Mann caso necessite de mais orientação. O Dr. Joseph El-Mann poderá esclarecer todos os pontos antes da decisão de fazer ou não a circuncisão.
A clínica Joseph El-mann é especialista em pediatria e neonatologia e oferece diversos serviços para o melhor atendimento. A clínica pediátrica está localizada na Av. das Américas, 3555, Rio de Janeiro.