O que é?
É um composto químico utilizado na fabricação de plásticos e no revestimento interno de latas.
O BPA é um dos produtos químicos de maior prevalência nos produtos comercializados, como: Embalagens plásticas de produtos alimentares, bebidas e de armazenamento, tintas, garrafas de água reutilizáveis (squeeze), mamadeiras, etc.
Riscos à saúde?
É considerada uma substância que altera o funcionamento do sistema endocrinológico, sendo vinculada em alguns estudos a problemas do sistema nervoso, distúrbios reprodutivos, diabetes, doenças cardiovasculares e obesidade.
Em estudo feito nos Estados Unidos, no Centro de Controle de Doenças dos EUA, mais de 90% das pessoas testadas tinham BPA detectável em seus exames de urina.
Quando o BPA é aquecido ou com a ação do tempo, a colagem dos blocos feitos com o BPA acaba se deteriorando, liberando as moléculas de BPA. Ou seja, estamos expostos a pequenas contaminações no nosso dia a dia.
O que diz a legislação brasileira?
No Brasil, o assunto ainda é pouco falado e até certo ponto ignorado. Não existe lei que proíba o uso do Bisfenol, como já acontece em outros países, apesar de alguns estados terem demonstrado interesse na proibição.
Em Janeiro de 2012 foi proibida a fabricação e importação apenas de mamadeiras que contenham BPA, por considerar a susceptibilidade e maior exposição dos indivíduos usuários.
Nota: A mamadeira libera Bisfenol em temperatura ambiente. Quando aquecida, libera até 50 vezes mais.
Recomendações:
- Procure por embalagens livres de BPA (BPA Free ou pelo indicador #7 para quando há BPA, evitando o uso)
- Evite aquecer alimentos e bebidas em embalagens plásticas
- Substituir recipientes de plástico por inox ou vidro
- Evitar congelar alimentos em recipientes plásticos
- Diminuir o consumo de produtos enlatados
- Optar por produtos orgânicos
- No caso das mamadeiras, optar pelas de vidro ou procurar as que não contêm Bisfenol
A clínica pediátrica Joseph El-mann é especializada em atendimentos pediátricos e neonatologia. A clínica oferece serviços de consultas em consultório ou em residência, parto assistido, aplicação de vacinas, consultas internacionais e visitas hospitalares. A clínica é chefiada pelo doutor Joseph El-mann, graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), no ano de 1991.