BCG – Sigla para Bacillus Calmette-Guérin, uma homenagem aos seus inventores.
Você sabia que a vacina BCG é obrigatória para menores de 1 ano de vida, sendo indicada de 0 a 4 anos?
A vacina BCG é responsável pela defesa do corpo contra as formas mais graves de Tuberculose. Você sabia disso também?
A vacina BCG é uma das primeiras vacinas que a criança recebe, usualmente é aplicada ainda na maternidade.
Sua aplicação é pela via intradérmica no antebraço direito, por isso a criança fica com a marca característica da vacina. A lesão local geralmente evolui de 7 a 15 dias como uma mancha arroxeada, um hematoma, que dá origem a uma pústula (como uma espinha com pus) seguida de crosta após 15 a 30 dias que, ao se desprender, origina pequena úlcera e com cicatrização por volta de 4 meses. Na ausência de cicatriz vacinal após os 6 meses, recomenda-se repetir a vacina. É importante não espremer a pápula, não retirar a crosta e nem usar nenhum tipo de medicação na lesão. Apenas mantenha o local limpo e seco.
A BCG é composta pelo bacilo vivo de origem bovina e só pode ser aplicada em recém-nascidos acima de 2 kg e em boas condições clínicas.
A vacina confere cerca de 50% de proteção contra todas as formas de tuberculose, 64% contra meningoencefalite tuberculosa e 78% contra a forma disseminada, ou seja, a BCG é importante principalmente para evitar as formas graves da doença.
Vamos vacinas nossas crianças?
Tem dúvida sobre vacinas ou Calendário Vacinal? Nós disponibilizamos algumas informações aqui.
Chefiada pela doutor Joseph El-mann, graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), a clínica especializada em pediatria e neonatologia, Joseph El-mann, oferece diversos serviços ligados à pediatria e neonatologia. Entre em contato e agende sua consulta.