O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.
Você sabia que o Autismo é uma síndrome que atinge quase 2 milhões de brasileiros?
Você sabia que, em crianças, o esse problema é mais comum que o câncer, Aids e o diabetes?
A ONU (Organização das Nações Unidas) estima que existam mais de 70 milhões de pessoas com autismo em todo o mundo. Por isso a importância de um dia de Conscientização do Autismo.
A Organização Mundial da Saúde, OMS, calcula que o problema afeta uma em cada 160 crianças no mundo. A condição chamada de transtorno do espectro autista geralmente tem início na infância e persiste durante a adolescência e vida adulta.
A agência da ONU diz que várias pesquisas científicas sugerem a existência de muitos fatores que podem deixar a criança mais propensa ao autismo, incluindo questões ambientais e genéticas.
Ainda como presidente dos Estados Unidos, Barack Obama fez um discurso que poderia servir de inspiração para os nossos governantes e autoridades.
“Temos feito grandes progressos, mas os desafios e as barreiras ainda permanecem para os indivíduos do espectro da doença e seus entes queridos. É por isso que minha administração tem aplicado os investimentos na pesquisa do autismo, detecção e tratamentos inovadores – desde a intervenção precoce para crianças e os serviços de apoio à família para melhorar o suporte para os adultos autistas”. Barack Obama ainda concluiu: “Com cada nova política para romper essas barreiras, e com cada atitude para novas reformas, nos aproximamos de um mundo livre de discriminação, onde todos possam alcançar seu potencial máximo”.
Nós ainda não temos políticas de saúde pública eficientes para o tratamento e diagnóstico do Autismo. Somente o diagnóstico precoce, e consequentemente, dar início a uma intervenção precoce, pode oferecer mais qualidade de vida às pessoas com autismo.
A maneira como o autismo se manifesta muda de pessoa para pessoa, mas devemos entendê-las e acima de tudo respeitá-las.
Vejam o vídeo. Sejamos apoiadores dessa corrente do bem.
Entendeu a relevância do dia de Conscientização do Autismo?
Chefiada pela doutor Joseph El-mann, graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), a clínica especializada em pediatria e neonatologia, Joseph El-mann, oferece diversos serviços ligados à pediatria e neonatologia. Entre em contato e agende sua consulta.