Uma dúvida muito comum no consultório é sobre o arroto do bebê e por isso nos lembramos de vir comentar com vocês sobre isso. Você também tem dúvida se a criança precisa mesmo arrotar após todas as mamadas?
O que é o arroto ou como acontece o arroto?
O arroto, ou eructação, acontece através da liberação dos gases presos no estômago. Nos bebês, quando estão mamando ou quando choram, acabam engolindo grandes quantidades de gases. O gás acumulado pode causar cólica e vômitos, por isso há sempre a orientação de colocar o bebê para arrotar.
Como saber se meu filho engoliu ar?
É muito difícil ter a certeza de que o bebê engoliu ar. Alguns sinais podem ser observados para saber se o bebê está sentindo algum desconforto e precisa arrotar, como:
– Durante a mamada, o bebê para de ingerir leite e começa a chorar recusando o outro seio;
– Usualmente, quando estão desconfortáveis, os bebês fazem caretas e começam a se contorcer quando são deitados logo após o término da mamada.
Não existe uma característica especial e imediata, exceto os pequenos sinais listados, que nos dê essa certeza e, devido a isso, a recomendação para as mamães, papais ou responsáveis é de sempre colocar o bebê para arrotar.
Outro fator que pode contribuir para que o bebê engula mais ar é a pega não estar correta. Você pode ler sobre a pega correta aqui no blog..
Bebês que mamam na mamadeira podem engolir mais ar?
Bebês que mamam na mamadeira têm uma tendência maior de engolir ar, e isso acontece porque eles não conseguem ter tanto controle do fluxo de leite que é fornecido pela mamadeira.
Seja qual for a forma de amamentação, no peito ou na mamadeira, a recomendação é de colocar o bebê para arrotar.
Leia também: Amamentar não é fácil
A clínica pediátrica Joseph El-mann é especializada em atendimentos pediátricos e neonatologia. A clínica oferece serviços de consultas em consultório ou em residência, parto assistido, aplicação de vacinas, consultas internacionais e visitas hospitalares. A clínica é chefiada pelo doutor Joseph El-mann, graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), no ano de 1991.