Seu filho começou a coçar o olho demasiadamente? Ele diz que tem grãozinhos de areia dentro do olho? Uma secreção estranha está se acumulando no canto dos olhos? É, talvez seja uma Conjuntivite. Você sabe o que é?
A Conjuntivite ocorre quando há uma inflamação na membrana que envolve o olho. Essa membrana é chamada de Conjuntiva. A Conjuntivite é muito comum em crianças de todas as idades.
Algumas condutas devem ser tomadas antes mesmo do diagnóstico efetivo, como:
- Afastamento da criança da escola ou creche;
- Compressas frias para atenuar os sintomas;
- Lavar frequentemente as mãos com água e sabão;
- Trocar diariamente a roupa de cama e banho;
Existem três tipos de Conjuntivite: Viral, Bacteriana e Alérgica. O que as diferencia são os sintomas. Vamos à explicação deles?
Viral: Há um forte lacrimejamento, acompanhado de uma sensação de areia ou corpo estranho dentro nos olhos.
Duração: Pode levar até duas semanas para que o paciente melhore.
Tratamento: O tratamento consiste em compressas de água fria e, eventualmente, colírios lubrificantes.
Bacteriana: A secreção e o inchaço são mais intensos. Há vermelhidão também, porém, usualmente, o lacrimejamento é menor.
Duração: Aproximadamente 7 dias
Tratamento: O tratamento é feito com colírios e antibióticos.
Alérgica: Geralmente há muita coceira e um grande inchaço. Usualmente vem acompanhado com outros sintomas de alergia, como: Prurido ou obstrução nasal, rinite, e outros. Não ocorre tanta vermelhidão e lacrimejamento.
Duração: A duração varia
Tratamento: Afastar a pessoa do agente que causa a alergia, como: Poeira, Pólen, Perfumes, Maquiagens, etc.
Prevenção
- Lavar as mãos com água e sabão frequentemente, principalmente quando tocar em superfícies de uso comum. Este é o principal meio de prevenção;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal;
- Evitar coçar os olhos;
- Evite locais de aglomeração de pessoas
A clínica pediátrica Joseph El-mann é especializada em atendimentos pediátricos e neonatologia. A clínica oferece serviços de consultas em consultório ou em residência, parto assistido, aplicação de vacinas, consultas internacionais e visitas hospitalares. A clínica é chefiada pelo doutor Joseph El-mann, graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), no ano de 1991.